A Importância da Rotina para o Desenvolvimento Infantil
Sabemos que, na prática, não é simples estabelecer uma rotina para as crianças, ainda mais com a correria do dia a dia e a falta de tempo, não é mesmo? Contudo, é muito importante que a família adote alguns hábitos, regras e movimentos no cotidiano dos pequenos e pequenas.
A rotina implica regras que estabelecem limites. O limite gera uma dose de frustração, e é importante aprender a conviver com esse sentimento desde cedo. Além disso, a rotina vai ganhando complexidade ao longo do desenvolvimento do indivíduo, ensinando-o a agir em determinadas situações.
No caso das crianças, a rotina tem o propósito de garantir que o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo não seja afetado por práticas não saudáveis, como dormir tarde demais, comer fora do horário, não cuidar da própria higiene ou passar muito tempo conectado às telas (televisão, tablets, celulares, videogames etc.).
Neste contexto, a rotina exerce influência fundamental no desenvolvimento infantil. Entre outros fatores, ela ensina a criança a conviver com a realidade familiar e até comunitária (bairro, escola etc.), além de contribuir para o fortalecimento da autonomia.
O estabelecimento de rotinas é um dos aspectos fundamentais para dar segurança à criança. É assim também que ela desenvolve habilidades e aprende a lidar com as solicitações do ambiente.
A rotina, além de impactar no desenvolvimento infantil, também ajuda as crianças a elaborarem as próprias noções de responsabilidade, tornando-as cada vez mais independentes e autônomas. Quanto mais cedo elas aprenderem a importância disso, melhores serão as chances de que essas dinâmicas sejam internalizadas e se tornem naturais com o passar do tempo.
Em primeiro lugar, rotina implica em hábito, costume:
- Hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo
- Sequência de atividades ou etapas
- Quadro cronológico de atividades
Em segundo lugar, implica em prática:
- Prática constante em geral
A rotina pode ser planejada ou não planejada. Quando bem planejada, produz: estabilidade, segurança, melhora de desempenho, otimização do tempo, organização e guia.
Isso mesmo, para a criança, a rotina é como uma guia ou moldura:
- Cria situação de aprendizagem positiva
- Organiza as experiências sociais, físicas e psicológicas
- Permite melhor integração dos aspectos sociais, físicos e psicológicos
- Auxilia no desenvolvimento da confiança, da segurança, da autonomia
- Ajuda na construção da noção de tempo
Os estudos científicos têm mostrado que crianças que têm uma rotina bem definida tendem a ser mais saudáveis. Além disso, os efeitos positivos de uma rotina bem estabelecida na infância são observados na adolescência.
A rotina é muitas vezes malvista, porque, assim como outras questões de nossa vida, ela é cercada de mitos. Mas a verdade é que a falta da rotina para a criança pode gerar:
- Ansiedade
- Instabilidade
- Irritabilidade
- Insegurança
- Desorganização
Por outro lado, a rotina planejada em casa auxilia no processo educativo e no desenvolvimento infantil e facilita o dia a dia e na escola funciona como uma guia para o desenvolvimento das atividades escolares, além de ser um elemento fundamental no desenvolvimento da autonomia, sem contar o fato de que ela oferece segurança.
Assim, a união família – escola é muito bem-vinda, pois o planejamento da rotina familiar e escolar é importante para criar segurança e confiança. Além disso, as ações da escola se tornam mais significativas quando são valorizadas e reforçadas pela família e vice-versa.
Confira abaixo algumas dicas simples para organizar a rotina dos seus filhos!
1- Esteja atento ao horário para dormir
O sono insuficiente pode gerar problemas no desenvolvimento das crianças e, a longo prazo, pode ser a causa de doenças ou agravar problemas físicos, como obesidade infantil e transtornos de humor. À medida que envelhecemos, as nossas demandas de sono variam, aumentam ou diminuem. Por isso, é preciso estar atento e garantir à criança que ela possa dormir a quantidade necessária de horas, de acordo com a sua idade e a fase de desenvolvimento.
Nesse sentido, a rotina das crianças deve prever um horário para dormir e boas práticas de sono, como evitar o uso de telas antes de ir para cama. Tenha atenção para que esse horário se mantenha sempre o mesmo, ainda que as crianças estejam de férias e passem mais tempo em casa.
2- Monte um quadro de atividades
A rotina das crianças não envolve apenas atenção quanto à hora de dormir, mas também diz respeito à organização do horário das tarefas cotidianas. Dessa forma, liste junto com a criança todos os afazeres diários, como dormir, ir à escola, fazer o dever de casa, comer, brincar, participar de atividades extras etc.
Vocês podem construir juntos um quadro de tarefas e horários e deixar visível em alguma parte da casa, para que a criança tenha acesso a essas informações.
Faça um quadro colorido e bonito para chamar ainda mais atenção dos pequenos. Você pode imprimir vários modelos clicando aqui!
3- Deixe que as crianças ajudem nas tarefas domésticas
Ao pensar na criação de uma rotina para as crianças, considere incluir na lista de tarefas pequenos afazeres domésticos que possam ser feitos pelas crianças, como arrumar a cama, guardar os brinquedos, montar a mesa para as refeições etc.
Essas práticas, ainda que simples, podem desenvolver maior senso de responsabilidade e de organização do espaço coletivo.
4- Monitore o uso de telas
Na rotina das crianças, o acesso à tecnologia e aparelhos eletrônicos não deve ser proibido, mas precisa ser regulado. Nesses casos, evite deixar os pequenos por muito tempo em contato com celulares, computadores ou televisão, inclua outras atividades que possam substituir as telas.
Além da quantidade de tempo, é preciso também estar atento ao conteúdo acessado pelas crianças. Lembre-se sempre de bloquear conteúdos inapropriados, tanto na televisão quanto nos demais aparelhos aos quais os seus filhos tenham acesso à internet.
5- Permita que as crianças aproveitem a infância
Criar uma rotina para crianças não significa ocupar todo tempo delas com atividades, mas sim, ensinar para elas a importância de fazer do tempo um amigo. Na hora de definir as demandas e horários, lembre-se sempre que é preciso garantir momentos para que os filhos possam aproveitar a infância, brincar, conviver com os amigos, fazer passeios etc.
E o mais importante: Tenha paciência!
A vida é dinâmica e atravessada por imprevistos. Caso não dê para garantir o funcionamento da rotina, perdoe-se por isso. Saiba que se algo não der certo, sempre é possível reajustar e recomeçar, com o cuidado de garantir um dia a dia saudável para as crianças e para toda a família.
Conclusão
Desenvolver a rotina para crianças exige que os adultos também tenham uma relação adequada com a rotina.
Existem alguns aspectos importantes a serem associados à rotina. São eles, o afeto, a espontaneidade e a flexibilidade.
Os elementos indispensáveis na hora de desenvolver a rotina em casa são:
- Listar atividades e ações diárias
- Reservar espaço para o brincar
- Organizar a sequência e definir horários
- Planejar com antecedência
- Manter a flexibilidade com bom senso
Lembre-se também de respeitar o momento do desenvolvimento da criança. Exponha as tarefas e não esqueça de fazer o acompanhamento.